segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Pão de ló simples

Não é o pão de ló de origem certificada, mas é o pão de ló simples que gosto de fazer adaptado ao meu mini forno e à quantidade de ovos certa para a minha forma. Embora goste do pão de ló daqueles bem molinhos e a escorrer o creme no meio, tenho a consciência que são demasiadas gemas e nem sempre podemos abusar cá por casa. São três ingredientes apenas, mas com alguns truques pelo meio. Bater bem os ovos é fundamental, e envolver bem a farinha que deve ser sempre peneirada. Há quem bata as claras à parte, mas eu acho que batendo bem os ovos vão perceber que podemos dispensar esse passo, embora haja dias que me apetece fazer dessa maneira. Boa semana a todos!

Ingredientes:
- 5 ovos tamanho L à temperatura ambiente
- 200g de açúcar refinado fino (se forem muito gulosos acrescentam mais açúcar)
- 150 de farinha de trigo Tipo 55 (sem fermento)
- raspa de um limão pequeno
- manteiga e farinha q.b. para untar a forma

Preparação:
Untar uma forma de buraco com manteiga e polvilhar com farinha.
Ligar o forno nos 175º.

Bater os ovos com a batedeira, iniciando com uma velocidade mais baixa e depois aumentar para o máximo, até ficar um creme bem fofo e esbranquiçado. Adicionar o açúcar com a raspa de limão colher a colher e ir batendo. Este preparado tem de ficar bem volumoso. Batendo no total nunca menos de uns 15 minutos, por vezes até mais, dependendo da velocidade da batedeira.

Envolver a farinha peneirada com a colher de pau, aos poucos e dos lados para o meio, sem bater. Certificar-se que a farinha fique bem envolvida.

Verter a massa para a forma e bater duas a três vezes contra a bancada para sair as bolhas de ar. 

Levar ao forno já pre-aquecido cerca de 35 minutos. Fazer o teste do palito, se sair limpo está cozido. Deixar arrefecer alguns minutos dentro da forma. Desenformar e deixar arrefecer por completo antes de servir. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Eu gosto muito de pão de ló! É um bolo com tão poucos ingredientes, ainda por cima tão simples e tão básicos, e fica uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E corre sempre bem, aplicando estes pequenos truques. bjs e bom feriado.

      Eliminar