sexta-feira, 3 de março de 2017

Picadinho de fígado grelhado

Este ano não festejei o carnaval, aliás, passou-me bem ao lado. As razões não são nada de especiais, apenas não me apeteceu, ao contrário de outros anos que combinamos com amigos e saímos todos mascarados. Como sempre dou a volta ao "mais-que-tudo" para ir de matrafona, pois que isso faz-me rir até doer a barriga só de olhar para ele. Ele faz-me sempre a vontade, adora ver-me feliz. Não brinquei ao Carnaval, mas tive momentos muito especiais que recordarei no próximo quando me lembrar do anterior. 
A receita de hoje é um petisco bem económico e feito só a pensar em mim, não porque fui egoísta, nada disso, é mesmo porque eles não gostam. Portanto, sozinha apanhei uma barrigada de fígado num petisco a fazer lembrar o pica-pau, que vi numa revista e arranquei a página para não me esquecer de fazer. Substituí o limão pela laranja e gostei da troca, e mais umas azeitonas que não estavam na receita e outras retificações a meu gosto. Bom fim-de-semana!

Ingredientes:
- 600g de fígado de porco cortado em fatias finas
- sal q.b.
- sumo de limão q.b.
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de pickles picados
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
- 2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas e cortas às rodelas
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- rodelas de laranja para acompanhar

Preparação:
Temperar a carne com sal e limão e deixar alguns minutos a tomar o gosto. 
Aquecer um grelhador de fogão e grelhar as iscas de ambos os lados. 
Cortar às tiras e reservar numa taça, mantendo quente.
Fazer o molho misturando os alhos, os pickles, os coentros, as azeitonas, o azeite e o vinagre. Juntar à taça e misturar bem.
Servir numa travessa e decorar com rodelas de laranja. Bom apetite!

7 comentários:

  1. Este ano também não me apetecia nada brincar ao carnaval, mas lá fiz um esforço pelos miúdos! Levantei-me cedo e fiz filhoses, cá nos Açores é doce típico da época carnavalesca! Depois lá fomos com eles mascarados pedir filhoses à família! Quanto ao fígado, eu não morro de amores mas como! Gosto mesmo é do fígado de peixe frito! Mas se o fígado de porco for feito num prato regional típico de cá, aí é outra história! Como até me fartar! Mas não posso negar que esse teu tem bom aspecto! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa nem nos apercebemos do Carnaval, até o miúdo não ligou nenhuma. Há anos assim, mas fizemos outras coisas boas. Eu cá gosto muito de fígado, mas sou a única cá em casa a gostar, portanto lambuzei-me com este petisco todo só para mim. beijoca e boa semana!

      Eliminar
  2. Great post

    I follow you
    thank you for your follow the Chic Poradnik blog: https://chicporadnik.blogspot.com

    Chic Poradnik

    ResponderEliminar
  3. Hummm que bela ideia. tenho de fazer e provar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/fetucine-de-cogumelos-e-linguica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa fígado é só para mim. Eu gosto muito. Bjs e boa semana.

      Eliminar
  4. Foi esta travessa todinha só para mim :). bjs e boa semana!

    ResponderEliminar