sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Gelado de canela

Estou a ponderar seriamente comprar uma máquina de gelados, apesar de fazer muitos sempre com a técnica das claras em castelo e que saem perfeitos sem cristais de gelo. Mas a verdade é que me apetece variar e fazer novas combinações com leite ou sorvetes de fruta e assim não precisar de usar natas por exemplo, ou as claras em castelo, nem me preocupar em bater esses gelados a toda a hora até solidificarem e ficarem mais cremosos. Enquanto a máquina não vem morar connosco, vou, como sempre, desenrascando-me com o que tenho, e lá saiu um gelado de canela e outro de framboesa que em breve partilho.

Ingredientes:
- 500ml de leite gordo
- 200ml de natas (35% de matéria gorda)
- 2 paus de canela
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 150g de açúcar (usei mascavado)
- 4 ovos M separados

Preparação:
Levar o leite, as natas, o pau de canela e a canela em pó ao lume sem deixar ferver. Mexer para a canela ir dissolvendo. Apagar o lume e deixar em infusão alguns minutos.

Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. 
Retirar os paus de canela da infusão do leite e natas, e juntar um pouco ao preparado das gemas para temperá-las. 

Misturar as gemas ao leite mexendo sempre com a varas de arames. Levar ao lume alguns minutos para engrossar e cozer as gemas. Deixar arrefecer por completo.

Bater as claras em castelo e envolver bem no preparado anterior.

Levar ao congelador e ir batendo o gelado assim que comece a solidificar para evitar que crie cristais de gelo e até solidificar por completo.

Na hora de servir retirar alguns minutos antes do congelador e deixar no frigorífico. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Na próxima semana há máquina no lidl ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Vou ficar atenta, pois nunca estou a par das promoções do Lidl. beijinho e obrigada!

      Eliminar
  2. Este com canela deve ser muito bom! Há anos que penso numa máquina e ainda não me consegui decidir! Tenho medo que não valha a pena! Olha, se calhar espero que compres uma para ver o que tu achas!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu começo a achar que vale a pena, pois assim posso fazer gelados de fruta ou com leite e sem natas e claras que lhe dão aquela cremosidade sem precisar bater entre a congelação. Estou seriamente a pensar comprar uma. Este ano ainda não comprei um único gelado. beijocas

      Eliminar
  3. Confesso que também ando com vontade de ter uma , os gelado não me costumam ficar com cristais de gelo mas gostava de ver a diferença feitos com a maquina.
    Queria uma que se adquire com pontos Repsol dá para gelados e iogurtes, para mim era ideal pois assim não era usada só no Verão a do Lidl estava barata esta semana não chegava aos 20.00 euros.
    Esse gelado parece-me bem delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha já me falaram na do LIDL, mas como não costumo lá ir não sei se já passou essa promoção. Amanhã passo lá. Eu se fizer gelados com natas e as claras em castelo costumam resultar e nem os bato entre a congelação, mas este levou leite e teve de ser batido. Portanto ando de olho numa máquina baratinha.bjs

      Eliminar
  4. Uau, adorei a ideia.
    Nunca tinha visto um gelado de canela.
    Deve ser delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/lasanha-de-alheira-e-beringela.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que estamos a comer arroz doce :). beijocas

      Eliminar