terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Aletria Doce


Depois de receber mais um mimo da Milaneza, pus mãos à obra e corri para casa para fazer este doce, que tantas recordações me trás. E soube-me tão bem...

Ingredientes:
- 1l de leite (usei magro)
- 200g de açúcar (usei açúcar amarelo)
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- 3 vagens de cardamomo
- 1 casquinha de limão
- 1 colher de sopa de manteiga (usei manteiga vegetal)
- 1 pitada de sal 
- 250g aletria
- 3 gemas XL
- canela em pó q.b. para polvilhar no final

Preparação:
Levar o leite ao lume, com o açúcar, o pau de canela, a estrela de anis, o cardamomo, a casquinha de limão, a manteiga e uma pitada de sal. Quando começar a ferver, juntar a aletria partida e separada dos novelos. Deixar ferver uns 5 minutos, mexendo de vez em quando com um garfo para soltar a massa. Deixar com tampa para não secar muito. Retirar do lume. Bater as gemas numa taça com um pouco do caldo da aletria. Misturar as gemas aos poucos com a aletria e levar novamente ao lume para cozer as gemas, mas sem deixar ferver. Retirar os aromas e servir de imediato para uma travessa ou taças individuais. Depois de fria, polvilhar com canela em pó a gosto. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Olha, nunca comi aletria! Acho que sempre tive "medo" de não bater o arroz doce! Um dia tendo de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Gosto Tanto de aletria.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/desafio-amigo-secreto-2014-arroz-de.html

    PS - Está a decorrer um passatempo no meu blogue.

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/passatempo-natal-da-clarinha-receita.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que era para por esta receita para o teu passatempo e esqueci-me... cabeça a minha. Depois elaboro outra. bjs

      Eliminar