quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Batatas Com Tomilho E Paprika


Transformar umas simples batatas cozidas, em batatas bem mais saborosas, é mesmo uma tarefa fácil e ao alcance de todos. São um bom acompanhamento de carne ou peixe assados no forno, ou grelhados por exemplo. Coze-las um pouco primeiro, reduz depois o tempo no forno. Imaginem que está um bolo no forno, assim que ele sair entram as batatas e já estão a economizar. Ou mesmo um grande frango que no meu mini forno não pode ser partilhado com o tabuleiro das batatas, antes de já estar bem douradinho. Adianta-se as batatas no fogão e quando o frango estiver pronto e já não precisar de todo o calor do forno para si, divide os últimos minutos com as batatas. Há sempre maneira de contornar estes obstáculos e é por isso que adoro cozinhar. É das minhas tarefas preferidas cá de casa. É que me dá muita luta a falta de muitos utensílios e ajudantes de cozinha.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 kg de batata branca
- 2 dentes de alho espremidos com utensílio próprio ou bem picados com a faca
- 1 colher de chá de paprika
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 4 colheres de sopa de azeite
- sal grosso q.b.

Preparação:
Lavar bem as batatas e deixar a casca. Levar a cozer em água temperada de sal, até estarem cozidas, mas ainda firmes. Escorrer e cortar aos gomos. Misturar os alhos, a paprika, o tomilho e o azeite, e envolver cuidadosamente nas batatas. Salpicar com sal grosso e levar ao forno pré-aquecido a 180º, até ficarem bem douradas. Se necessário, adicionar a meio da cozedura mais um fio de azeite. Servir quente com sobras de carne assada e espinafres salteados por exemplo. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Adoro batatas assim por acaso não costumo fazer com elas cozidas mas hei-de expermentar
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço assim quando tenho mais pressa, quando elas não cabem no meu mini forno por exemplo, quando estou a fazer um grande assado. Ou até mesmo para acompanhar sobras de carne. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. São óptimas assim, que aspecto tão bom!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! Experimenta que vais gostar. bjs

    ResponderEliminar