quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cuscuz Com Salmão Fumado E Mozzarella


Estava aqui a pensar com os meu botões, no orgulho que eu tenho em tantas pessoas que conheço, que no meio deste caos que está este nosso país, tentam sobreviver com tanta dignidade e sentido de humor. Um dia destes dizia-me uma pessoa no meio de uma conversa banal de mulheres, que nem tinha manteiga para por no pão naquele dia. Diz que abriu o pão, voltou a fechar, cortou em duas metades, acompanhou com o cafezinho e diz que lhe soube tão bem que parecia mesmo que tinha manteiga. É claro que eu ralhei logo com ela, e deu-me muita vontade de rir ao mesmo tempo, pois não compreendi o porquê dela não ter "posto" uma fatiazinha de presunto. E a conversa arrastou-se... Tenho a certeza que para a próxima ela vai por uma fatia de presunto (imaginário). A todas essas pessoas, que são muitas, o desejo de nunca desistirem. Melhores dias virão... Eu sei o que devem estar a pensar, estou para aqui a falar e depois estou aqui a deliciar-me com salmão fumado. Garanto que o comprei em promoção e 100g deu para aprimorar uma refeição para 3 pessoas (e ainda sobrou) e vendo bem, ficou uma pechincha de jantar.

Ingredientes:
- 150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- 1 colher de café de açafrão das Índias (curcuma)
- moinho 5 pimentas q.b
- sal fino q.b.
- azeite q.b.
- sumo de limão q.b.
- 1 cenoura sem casca
- 1 pepino sem casca e sementes
- 1 pequeno molho de coentros
- 100g de salmão fumado
- 1 bola de mozzarella de búfala 
- tomate cereja q.b.
- folhas de rúcula q.b.
Para o molho de iogurte basta misturar:
- 1 iogurte natural
- 2 colheres de sopa de cebolinho picado 
- sal fino e pimenta moída q.b.

Preparação:
Colocar o cuscuz numa tigela e verter água a ferver, juntamente com uma pitada de sal, pimenta, açafrão e um fio de azeite. Quando a água estiver toda absorvida separar os grãos com um garfo. Regar com sumo de limão a gosto. Triturar a cenoura, o pepino e os coentros no robot de cozinha e adicionar ao cuscuz. Servir com o salmão fumado, a mozzarela às fatias, algumas folhas de rúcula, tomate cereja inteiro e molho de iogurte. Bom fim de semana!

3 comentários:

  1. Gosto muito de cuscus e esse ficou uma delicia
    Bem ao meu gosto
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Tem que fazer a receita 4:20

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu queria muito perceber este comentário para poder responder convenientemente mas, não percebo, 4:20?

      Eliminar