quarta-feira, 9 de outubro de 2013

"Pastel" De Queijo E Fiambre

Apesar de adorar cozinhar, sou uma mulher como as outras. Sempre a correr na azáfama do dia-a-dia. Tenho de chegar a vários lados, fazer várias tarefas e tem dias que acho que o meu número de telefone devia ser o "112". Por isso, sempre que posso, faço uma pausa nesta correria. Nada de limpezas na casa nem refeições elaboradas. É claro que para isso preciso de ter uma mão cheia de ingredientes que acho indispensáveis sempre a "postos" na minha dispensa. A juntar a tantos outros que já falei, a farinha é o número um da fila. Esta foi uma refeição que dividi com o "piolho encardido" e valha-me todos os Deuses que este puto não é esquisito! Uma refeição simples acompanhada de uma sopa e uma salada de alface. A vida não é perfeita e eu também não!

Ingredientes:
Massa:
- 200g de farinha de trigo (tipo 65 e sem fermento)
- 100ml de água
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 gema de ovo para pincelar

Recheio:
- ketchup ou polpa de tomate q.b.
- orégãos secos q.b
- 6 fatias de queijo flamengo
- 6 fatias de fiambre

Preparação:
Numa tigela colocar a farinha e o sal. Abrir um buraco ao meio e adicionar a água, o azeite e lentamente ir misturando de dentro para fora, até obter uma massa consistente. Polvilhar a bancada de cozinha com farinha e amassar um pouco a massa. Estender com o rolo da massa, como se tratasse de uma pizza. Pincelar com ketchup ou polpa de tomate, deixando o rebordo limpo. Polvilhar com orégãos. Dispor as fatias de queijo e de fiambre intercaladas a gosto em metade da massa, para depois fechar com a outra metade pressionado com a ponta dos dedos para a massa colar. Pincelar com gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 20/25 minutos ou até estar dourada. Bom apetite!

4 comentários:

  1. A foto está lindissima e os pasteis têm um aspeto delicioso.
    =)

    ResponderEliminar
  2. Esse pastel parece-me delicioso! Adorei a sugestão :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei literalmente a aguar!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso do aspecto, eu adoro queijo em tudo!

    ResponderEliminar