domingo, 29 de setembro de 2013

Pescada Com Açafrão e Tomilho Com Puré De Batata Caseiro

Na minha infância não fui grande apreciadora de pescada cozida. Ainda recordo quando a minha mãe fazia e eu ficava logo de trombas. E ela dizia: Põe maionese... E se era boa a maionese caseira. Mas eu ficava ainda mais de trombas. Os tempos mudam e mudou a minha vontade. Adoro pescada cozida, mas teimo em transforma-la como se quisesse roubar o papel que outrora fora da minha mãe. Não tenho razões para isso. Cá em casa todos gostam de pescada cozida. Simples e regada com um bom azeite. Mas eu... Eu teimo em fazer a pescada assim... E adoro... Adoro molhar o pão neste molho.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 embalagem de pescada congelada para cozer (600g)
- 1 cebola às rodelas finas
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de açafrão das Índias (curcuma)
- 3 hastes de tomilho fresco
- azeite q.b.
- sal q.b
Puré de batata:
- 1 kg de batatas
- 100 ml leite (usei magro)
- 1 noz de manteiga
- 1 colher de sobremesa de mostarda
- noz moscada q.b
- sal q.b.

Preparação:
Num tacho alourar a cebola, o dente de alho e a folha de louro. Adicionar o açafrão e misturar bem. Colocar a pescada previamente descongelada e temperada de sal, e com as hastes de tomilho por cima. Cozinhar em lume médio e com tampa, para criar molho. Se necessário acrescentar um pouco de água. Acompanhar com puré de batata caseiro, e para isso, basta cozer as batatas em água temperada de sal. Escorrer e voltar a colocar na mesma panela. Esmagar com um utensílio manual próprio. Adicionar o leite, a manteiga, a mostarda, uma pitada de noz moscada em pó, retificar de sal e envolver bem. Servir a pescada quente e com o puré de batata. Bom apetite! Bjs a todas/os.

8 comentários:

  1. Parece-me muito bem :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Boa receita! A experimentar....Manuela

    ResponderEliminar
  3. Eu também não gostava muito de pescada, mas hoje em dia gosto bastante! Ficou com excelente aspecto! Adoro puré caseiro :)

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu também gostaria de molhar o pão nesse molho que está com um aspeto bem guloso!
    Ficou excelente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Quase consigo sentir o cheirinho! Deve ficar tão bom :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parece-me perfeito!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. A receita parece otima. =)
    Sou seguidora do seu blog e adoraria que me seguisse tambem.
    http://colherdepauesaltoalto.blogspot.pt/

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla! Está linda esta pescada. A cor do açafrão dá um 'toque' diferenciado. Parabéns. Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar