segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lentilhas Picantes Com tomate e Chouriço - Mais Uma relação de Amor /Ódio









Tenho poucas relações de amor/ódio na culinária. Esta é uma das poucas. Não sei se gosto, não sei se repita, não sei se volto a fazer... O que é certo é que volta e meia tenho mesmo de fazer lentilhas, vá se lá saber o porquê?

Ingredientes para 4 pessoas:
- 250g de lentilhas secas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1/4 de chouriço de carne
- 2 tomates maduros
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sopa de compota de malagueta
- 2 vagens de cardamomo
- 1 litro de água (ou caldo de carne)
- 1 courgette
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Deixar as lentilhas de molho em água de um dia para o outro. Num tacho com um fio de azeite refogar a cebola e o alho picado. Acrescentar o chouriço aos cubos e deixar fritar. De seguida colocar o tomate picado livre de pele e sementes, a polpa de tomate, a compota de malagueta e as vagens de cardamomo ligeiramente abertas. Acrescentar a água quente (para ser mais rápido) e deixar ferver para de seguida colocar as lentilhas já escorridas. Deixar cozinhar 20 minutos em lume moderado. Temperar de sal. Adicionar a courgette cortada aos cubos e cozinhar mais uns 10 minutos aproximadamente. Servir quente e acompanhar com arroz basmati. Boa semana a todas/os.

7 comentários:

  1. Como eu te compreendo :)
    Detesto couves de bruxelas e de vez em quando dá-me os desejos :D
    Essas lentilhas têm um aspecto delicioso!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Carla, como te compreendo em relação às lentilhas... Mas que estão com bom aspeto, estão!
    Beijinho, tem uma boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro lentilhas :D Mas tenho algumas relações de amor-ódio com outras coisas, vai-se fazer o quê? ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  4. Bom ... A minha relação com as "bolinhas" na culin+aria não é a melhor , como sabes... Mas com as lentilhas tenho uma relação diferente. Gosto muito das vermelhas na sopa e já comprei destas para experimentar!
    Gostei muito deste pratinho .
    Beijocas doces :)

    ResponderEliminar
  5. Ficaram muito apetitosas!

    ResponderEliminar
  6. Uma sugestão diferente para o meu palato! Mas tem tão bom aspecto! tenho mesmo que experimentar as benditas lentilhas!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas. E ainda bem que me compreendem, ufa. bjs

    ResponderEliminar