domingo, 28 de outubro de 2012

Caldeirada à Victor Gaspar

Podem-nos encher de impostos e taxas. Podem aumentar tudo e mais alguma coisa. Mas não me tiram a vontade de cozinhar uma caldeirada. Mesmo simples, quase em jeito "fast food" de caldeirada, matei saudades dos sabores que trouxe da minha infância. E se aqui se fez empadão à Victor Gaspar, eu também não me acanhei. Pode não ter a diversidade de uma boa caldeirada, mas o cheiro inconfundível  perdurou nas minhas narinas a noite toda, levando-me a memórias tão boas, como os fins-de-semana rodeada pelos meus irmãos com a simplicidades da vida levada com amor.

Ingredientes:
- peixe (usei medalhões de maruca)
- batatas às rodelas
- coentros picados grosseiramente
- salsa picada grosseiramente
- cebola às rodelas
- folha de louro
- tomate pelado (usei entalado e fresco)
- sal grosso
- pimenta branca
- azeite 
- água

Preparação:
Num tacho grande coloca-se a cebola, os coentros, a salsa, a folha de louro e algum do tomate cortado grosseiramente. Acrescenta-se as batatas. Coloca-se o restante tomate e o peixe por cima. Tempera-se de sal e pimenta. Rega-se com um fio de azeite. Acrescenta-se meio copo de água. Tapa-se e deixa-se cozinhar em lume moderado. Não se mexe, apenas vai-se abanando o tacho para o molho ir cobrindo tudo. Bjs a todas/os. 

Nota: Pode-se acrescentar pimento, alho e todo o tipo de peixe.

3 comentários:

  1. gostei da caldeirada, só acho que tem coisas a mais para ser do Vitor Gaspar... a dele ta água e batatas. só! mas ele chamaria de caldeirada rica de peixe. :)
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Esta mulher não só cozinha bem, como tem piada.
    Se o empadão estava bom, essa caldeirada não deve ter ficado mada atrás e devo dizer-te que cá por casa também se costuma fazer uma desse género mas com lombos de salmão.
    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Oh páh, caldeirada é coisa que não me assiste. Mas o Gaspar que não me ouça, senão qualquer dia nem caldeirada como...

    ResponderEliminar