quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Flan de Chocolate com Canela

Finalmente vou colocar a respectiva receita. Tudo tem uma razão de ser, que neste caso foram duas. Esta receita foi retirada do meu livro "Cozinha Mexicana - Anne wilson", mas no dia que a fiz fiquei baralhada com as dosagens, meia chávena de leite, meia colher de chá de canela, uma chávena e um quarto de natas... Bem, fiz o meu melhor para contrariar estas medidas e adaptei as dosagens à minha maneira. E finalmente encontrei o livro que estava bem guardado numa gaveta no meu local de trabalho.

Ingredientes:
- 100g de açúcar
- 1 colher de café de canela em pó
- 150g de chocolate culinária
- 1 pacote de natas
- 4 ovos
- 250ml de leite
- manteiga para untar

Preparação:
Numa caçarola de fundo grosso coloca-se o açúcar e a canela. Aquece-se em lume brando sem mexer até o açúcar começar a derreter. Depois de começar a derreter mexe-se até a cor ficar uniforme. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um minuto. Deita-se este preparado numa forma já untada com manteigal. Numa caçarola à parte derrete-se o chocolate com as natas em lume brando. Retira-se do lume e reserva-se. Numa tigela bate-se ligeiramente os ovos com o leite e mistura-se  bem com o chocolate já arrefecido. Coloca-se na forma e vai ao forno  pré-aquecido  a 150ºC em banho-maria, sensivelmente 40 minutos, não dispensando a técnica do palito para ver se está cozido. Acompanha-se com rodelas de fruta.

Nota: Para os mais gulosos, aconselho a porem  mais açúcar. A flor que vêm na foto é de uma malagueta que plantei e dá estas flores pequenas.

9 comentários:

  1. Gostei da tua sinceridade. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Isto têm cá um aspecto altamente....muito bom....bjokitas, fico á espera da receita

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla, então as arrumações na cozinha já terminaram?! Já tem outro aspeto, bem mais leve. Gosto.
    Também ando com pouca vontade de escrever, ultimamente ando só a passear pelos blogs, mas quando toca a deixar algumas palavras essas fogem-me! Estará algum virus se instalado em nós!? lol.

    Carla, adorei a foto vale por mil palavras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai que maldade e agora deixas nos aqui a sofrer né? Sua malandreca hehehe a foto sim mas quero a receitinha também. Vá deixa-te de preguiças

    beijos!

    ResponderEliminar
  5. CARLA ESSE PUDIM DE CHOCOLATE DEVE SER UMA DELICIA.
    ADORO CHOCOLATE MAS NUNCA FIZ NENHUM PUDIM.
    ADOREI O TEU.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla, eu já comia um pouco do teu pudim..para isso não tenho preguiça (eu sou uma enorme preguiçosa) :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Olha que quando essa preguiça se apodera de nós não há mesmo mais nada a fazer, é que nem vale a pena...
    Gostei da foto, linda. O pudim?...que fatia!
    A receita?...fico à espera!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. eu também comia uma fatia :) está com aspeto saboroso
    bom fim de semana
    paula

    ResponderEliminar
  9. Carlinha minha querida, não demore com a receita porque a foto me deixou salivando. Boa arrumação da cozinha amiga.
    beijos

    ResponderEliminar