quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Petit Gateux de Chocolate com Molho de Frutos Silvestres e Uma Encomenda

Para quem não gostava muito de doces, estas férias tenho sido uma grande mentirosa. Não sei o que se passa, que de repente fiquei gulosa e já agora um pouquinho mais gorda. Mas recebi a minha encomenda das Fábricas Lusitana e para comemorar a entrega fiz-me este miminho. Até porque preciso de me inspirar com boas ideias para os novos produtos que vou experimentar.
Agradeço todos os comentários carinhosos que tenho recebido e tentarei da melhor forma responder a todos. Parece que isto de estar de férias ainda trabalho mais!

Ingredientes para 5 bolinhos (formas das empadas)
- 75g chocolate culinária
- 30g manteiga
- 75g leite condensado
- 15g farinha de trigo
- 1 colher sobremesa cacau em pó
- 2 ovos médios

Molho:
- 1 embalagem frutos silvestres congelados
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo

Confecção:
Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e mistura-se bem. Acrescenta-se o cacau em pó, a farinha e o leite condensado e mistura-se novamente com a vara de arames. Coloca-se os ovos inteiros e volta-se a mexer muito bem. Depois é só distribuir pelas formas, usei as que uso para as empadas, já untadas com margarina e farinha.
Vai ao forno pré-aquecido a 220º cerca de 6/7 minutos. Tudo depende da consistência que quiserem. Mais cozidos ou com aquela calda de chocolate a sair por fora. Eu já experimentei as duas e adoro ambas.
Acompanhei com um molho de frutos silvestres (e gelado de nata que ficou escondidinho na fotografia, para não me chamarem gulosa), que descongelei à temperatura ambiente e coloquei numa caçarola com o açúcar em lume baixo. Basta uns minutos e forma-se uma calda maravilhosa. Simples não acham? E com a prática deixa-se de olhar para a receita e usar a balança. Espero que gostem e experimentem! Beijinhos a todas/os.

Nota: Receita alterada da Revista Saberes & Sabores


10 comentários:

  1. ai que delicia estes petits gateau , então com frutos silvestres a acompanhar, ficou perfeito mesmo ;) Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Um mimo bem merecido e delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Olá Carla,
    Estou de queixo caído com esta sugestão... petit gateux já é deliciososo, e ainda mais esse molho de frutos silvestres e gelado (eu vejo-o mesmo no cantinho heheh)...Anotadíssima! Não és nada gulosa, tens é bom gosto! ;)
    Um obrigada do fundo do coração pelo teu comentário...é muito bom identificar-me com pessoas como tu, fez-me muito feliz ler que estás mais animada! Beijinho grande amiga!

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de petit gateaux! O teu ficou ccom um aspecto muito guloso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Se te fizer sentir melhor também engordei nas minhas férias, segundo a balança 500grs. Mas se nestas gramas estão todas as bolas de berlim, gelados, bolos e pão com manteiga que comi nem me importo, soube-me tudo muito bem ;)já viste por dizer não a um petit gateux de chocolate assim como este e ficar feliz com isso ? :)

    ResponderEliminar
  6. Uma bela encomenda para outra rica encomenda hehehe, parabéns Carlinha e já estou a ver o bom uso que irás dar a todos os miminhos que recebeste. Começas logo a deixar-nos aqui quase a desmaiar com esta delicia, está fenomenal e como faria agora as minhas delicias hummm,

    beijinhos e obrigado também pelas tuas visitas e comentários tão carinhosos!!

    ResponderEliminar
  7. Fantástica receita e apresentação!
    Nota 2000000000...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. POIS EU SOU BEM GULOSA POR DOCES, ENTÃO ESTES DEIXARAM-ME COM ÁGUA NA BOCA.
    QUE COISA TÃO BOAAAA...
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Uma receita com aspeto à chef!:))
    Gostei imenso!
    A foto está excelente! Mas as tuas fotos são sempre fantásticas!
    Beijinhos
    Vai dando notícias do que se vai passando na tua cozinha!
    Beijinhos
    Patricia

    ResponderEliminar
  10. Ficou bem apetitoso :)
    Obrigado pelas tuas doces palavras querida--
    beijinhos

    ResponderEliminar